O dr. Paul Grisson vê labaredas entrando em seu apartamento e liga para o número de emergência, pedindo socorro. Depois ele é encontrado morto, mas não há sinal de fogo no aposento.

Mulder recebe uma fita que chama sua atenção para o caso. Com Scully escalada para trabalhar em outro lugar, ele é colocado ao lado do jovem agente Alex Krycek, que (depois que Mulder o manda embora) diz que tem “acompanhado seu trabalho” e que acredita nele.

O dr. Grisson era dono de uma clínica sobre distúrbios do sono, e a autópsia realizada por Scully mostra que houve ferimento em seus órgãos internos – “como se o corpo tivesse sido queimado”. Mais tarde outro homem é assassinado, desta vez pela imagem de camponeses vietnamitas que atiram contra ele. Esta última vítima era oficial das Forças Especiais da Marinha Norte-americana, que havia servido no mesmo lugar em que Grisson trabalhara 24 anos antes.

O único sobrevivente daquela unidade militar é Augustus Cole, mas quando os agentes chegam ao Hospital dos Veteranos para falar com ele, descobrem que desapareceu. Pela primeira vez Mulder se encontra com X, que lhe conta sobre um projeto secreto para criar o soldado perfeito, eliminando sua necessidade de dormir. O projeto havia dado origem a uma unidade de máquinas assassinas, mas o exército tinha perdido o controle sobre os homens, que haviam começado a matar indiscriminadamente. Cole, que ficou sem dormir durante 24 anos, está procurando vingança por aqueles atos. “A verdade ainda está lá fora”, diz X. “Mas nunca foi mais perigosa do que agora.”

Mulder acredita que Cole tenha desenvolvido a capacidade psíquica de tornar os sonhos tão reais que eles podem matar. Adivinhando que Cole procurará vingar-se de outro médico envolvido nas pesquisas, os agentes vão procurá-lo na estação ferroviária, mas Cole foge “atirando” em Mulder, com o uso de seus poderes psíquicos.

Mulder alcança Cole e lhe pede que dê depoimento sobre o que o exército fez, mas, dizendo ter visto uma arma escondida na mão de Cole, Krycek atira nele e o mata. Desaparece assim a prova que Mulder tinha, e ele confidencia a Scully sobre seu encontro com X e sobre a advertência de que o fechamento dos Arquivos X era “apenas o começo”. “Você confia nele?”, pergunta Scully. Mas Mulder não sabe o que responder.

Krycek é visto reunido com o Canceroso, dizendo-lhe que Mulder “encontrou outra fonte” para substituir Garganta Profunda, e que Scully é um “problema muito maior do que você descreveu”.

Mas o Canceroso diz que não é preciso que se preocupem. “Todo problema tem uma solução”.

O Sr. X no episódio de Arquivo X (cuja voz é ouvida ao telefone mas que não é visto claramente no episódio anterior) na verdade era a Sra. X descrita como mulher no roteiro original. De fato, uma atriz chegou a ser escolhida para o papel mas, depois de filmar a cena, os produtores decidiram que não estava dando certo, e procuraram o ator Steven Williams, que havia trabalhado em Anjos da Lei e que era amigo de muito tempo dos roteiristas e produtores Glen Morgan e James Wong, assim como de outros membros da equipe que haviam trabalhado naquela série.

Faltam 180 dia para o retorno de Arquivo X

Geminiano em todos os aspectos, amante do suspense e mistério em todas as formas do entretenimento. Como um bom fã de Stephen King levo em meu coração as palavras de um pistoleiro a procura do seu Katet. "Eu não mato com a arma; Aquele que mata com a arma esqueceu o rosto do pai. Mato com o coração."