No céu da fronteira do Iraque com a Turquia, um piloto de caça iraquiano atira em um OVNI. Mais tarde, em Lexington, Tennessee, um motorista de caminhão chamado Ranheim atira algo no escuro,um outro UFO que sobrevoava o local. Fox Mulder e Dana Scully investigam no dia seguinte o acontecido, mas Ranheim é rapidamente capturado pelas autoridades locais que não cooperam com os agentes(Diz uma novidade ae por favor).

De volta a Washington, Mulder apresenta Scully para os Pistoleiros Solitários (pare, chore, chore mais um pouco. É a primeira vez que eles aparecem), um trio de teóricos de conspirações excêntricas que colaboram com Mulder.

xfiles-dreamland-mulder-face

Depois de retornar a sede do FBI, Scully descobre um dispositivo de vigilância que os monitora 24h por dia. Mulder se encontra com Deep Throat que lhe entrega uma documentação com a transmissão do iraquiano quando interceptou e abateu OVNI. Scully continua investigando o incidente do Tenessee e percebendo que provas contra Ranheim foram implantadas em seu caminhão para incrimina-lo, outra coisa que foi descoberta é o verdadeiro nome de Ranheim, Frank Druce.

Mulder consegue rastrear o caminhão de Druce, está a caminho de Colorado, mas antes de sair em busca de respostas ele encontra novamente com Deep Throat e mostra uma suposta foto UFO em Fort Benning, Georgia. Mulder acredita que o caminhão de Druce é uma pista falsa para distrai-lo, além de descobrir que a foto que foi dada por Deep Throat é uma farsa. Quando Mulder o confronta ele admite estar decepcionado e confirma que a transmissão era verdadeira. Ele também divulga que o caminhão está sendo usado para o transporte de uma entidade biológica extraterrestre, chamada por ele pelo código E.B.E, ele foi recuperado no local do acidente com o iraquiano. Mulder e Scully conseguem escapar de alguns misteriosos vigilantes e seguir em direção a Las Vegas, última localização conhecida do caminhão.

Os agentes conseguem alcançar-lo enquanto ele continua em sua rota, acontece algo estranho. Quando o abordam para ver o que havia lá dentro, percebem que Druce e o E.B.E sumiram. Investigando o caminhão e a área, Mulder conclui que o encontro era uma farsa para despista-los, fazendo com que o Arquivo X desistisse da real perseguição. Com a ajuda de MUFON e NICAP, Mulder consegue encontrar a verdadeira localização de Druce e do E.B.E, uma usina de energia em Mattawa, Washington. Os Pistoleiros Solitários conseguem liberar a entrada dos agentes na fábrica com uma identificação falsa. Mulder é reconhecido e foge dos guardas através de uma área restrita, quando está próximo do local onde o E.B.E se encontra guardas ameaçam mata-lo. Coisas acontecem.. Agora é com vocês.

O Ser do Espaço é um episódio bem dinâmico, lembrando o primeiro episódio da temporada, além de apresentar Os Pistoleiros Solitários que serão figuras importantes e amadas pelos fãs no decorrer da história de Arquivo X.

Geminiano em todos os aspectos, amante do suspense e mistério em todas as formas do entretenimento. Como um bom fã de Stephen King levo em meu coração as palavras de um pistoleiro a procura do seu Katet. "Eu não mato com a arma; Aquele que mata com a arma esqueceu o rosto do pai. Mato com o coração."