Dana Scully e Fox Mulder viajar para Browning, Montana para investigar o assassinato de um nativo americano do sexo masculino, Joseph Goodensnake, pelo proprietário do rancho local, Jim Parker. Ao chegar em Montana, Mulder informa a Scully que no Aquivo X existem relatos semelhantes de 40 anos atrás, investigado por J. Edgar Hoover, o primeiro membro do Arquivo X, podem dizer fundador neh?

O assassinato parecia ser motivado por uma disputa sobre a propriedade de um pedaço de terra, embora Parker afirme que ele disparou contra um animal monstruoso e não em um humano. O Filho de Parker carrega cicatrizes do ataque, dando credibilidade a versão contada. Na cena do tiroteio, Scully pensa no curto alcance do projétil da bala a partir de onde Goodensnake foi baleado, teria sido impossível confundir um homem com um animal. Na cena do tiroteio, Scully raciocina que, no curto alcance a partir do qual Goodensnake foi baleado, teria sido impossível confundi-lo com um animal. No entanto, Mulder encontra rastros de algo humano se transformando em animal e sumindo na floresta. Scully rejeita a teoria de Mulder que um humano havia se transformado em monstro, alegando que os Parkers conscientemente mataram Goodensnake, o que não estava coerente eram as lesões de esfolamento encontradas no corpo do falecido.

Tudo se complica quando Mulder e Scully têm que lidar com a população indígena local, já que um membro da tribo havia sido baleado em 1973 por outro agente na época. Apesar destas dúvidas, os agentes encontram um aliado, Sheriff Tskany, ele permite que Scully faça sua própria autópsia no corpo de Goodensnake, mas proíbe que ela seja completa. Eles descobrem que ele tinha caninos alongados, semelhantes aos de um animal.

O corpo de Goodensnake é cremado em uma cerimônia tradicional, enquanto os agentes somente podem assistir de uma distância. Mulder diz a Scully que ambos são culpados e que o caso deveria ser um registro de lobisomens. Scully rejeita esta teoria, mesmo tendo visto o corpo no necrotério. Parker pai é resgado por um animal invisível fora de sua casa na cena seguinte, Lyle é encontrada nua e inconsciente alguns quilômetros de distância dali.

Ish, um dos homens mais velhos da reserva, explica a Mulder sobre uma lenda, onde uma criatura pode se transformar em um homem e passa de hospedeiro para hospedeiro através da mordida ou após a morte do hospedeiro original. Ish acredita que ele tinha visto a criatura em sua juventude, mas estava com muito medo de enfrentá-lo. Ele diz que isso acontece a cada oito anos para alguém na região. Os ataques continuam, Scully e Mulder estão em perigo?

Agora é com vocês!

Faltam 189 dias para o retorno de Arquivo X!

Geminiano em todos os aspectos, amante do suspense e mistério em todas as formas do entretenimento. Como um bom fã de Stephen King levo em meu coração as palavras de um pistoleiro a procura do seu Katet. "Eu não mato com a arma; Aquele que mata com a arma esqueceu o rosto do pai. Mato com o coração."