“Squeeze”(aperto) foi traduzido para o Brasil como “Assassino Imortal”, qual o problema deles em traduzir de forma tão tosca nomes tão legais? Isso já tira toda a graça do suspense do episódio, mas vamos lá!

Mais um final de tarde em Baltimore, Maryland. Um homem avisa a esposa que vai ficar até tarde no escritório quando é atacado e assassinado em seu escritório. Mas por quê? Por quem? Scully almoça com um colega que debocha de seu statos no FBI ao lado de Mulder. Ele pede ajuda a ela para solucionar um caso onde o único padrão é que o assassinato ocorreu sem nenhuma evidência de que alguém entrou ou saiu do local. O último assassinato ocorreu em um edifício de  segurança máxima, sem chance mínima de alguém passar sem ser visto. Outro fator interessante é que o figado de todas as vítimas são retirados, o que anula a hipótese de suicídio. Mulder e Scully começam as investigações quando acham uma evidência que não foi observada pelos agentes que convidaram Scully para o caso. Mulder descobre que a impressão digital presente na cena do crime está no Arquivo X, existem casos similares desde 1903, porém Dana o lembra que o caso é de outro setor, deixando um clima delicado para tratar o assunto. O curioso é que a digital mostra um perfil impossível para um ser humano, dedos de aproximadamente 21 cm, mostram que o assassino está agindo a muito tempo e mata 5 pessoas de tempos em tempos. Dana começa a sofrer bulling pelos próprios colegas de trabalho, sentindo na pele o que Mulder sente a muitos anos por ter teorias não explicadas normalmente. Mesmo sendo “emprestada”, Mulder vai sorrateiramente ao local do crime para analisar quando são surpreendidos por uma presença no duto de ar do prédio. Um homem é preso. Tudo que pode ser feito para tentar qualquer prova contra o homem é executado, nada se consegue. Após a liberação Mulder tem certeza de que o suspeito é o assassino, ele continua sendo atacado por seus parceiros do FBI, pelas teorias impossíveis de se explicar.

tumblr_nki2v2MGrm1qcldijo1_500

O episódio foca um pouco mais na questão do desafio de Mulder em ter suas próprias teorias. Scully reflete sobre os acontecimentos e recusa o convite de se afastar dos Arquivos X para trabalhar com seu colega. Sentindo que Mulder tinha informações que não foram divulgadas por ter certeza de ser novamente ridicularizado em frente aos outros agentes,  ela o segue até o escritório e ele revela que as digitais do suspeito preso no duto de ventilação, quando são esticados, se tornam compatíveis com as digitais recolhidas na primeira cena do crime. Enquanto as investigações continuam, outra morte ocorre, todo mundo chega ao local, Dana e Mulder quase são proibidos de está no local por suas esquisitices. Mulder se preocupa na cena, em sua teoria falta somente mais uma única pessoa para que ele e suma novamente por aproximadamente 150 anos. Outro policial já fazia a investigação dos mesmos casos em meados dos anos 70, os agentes decidiram escutar o que ele havia feito quando ainda estava na ativa. Depois de revelar que já aguardava outros federais, o policial aposentado apresenta uma foto do seu único suspeito e advinha quem? Pois é!

A única pista que temos de quem será a próxima vítima, é a visão por parte do assino, sem saber o motivo ou o porque, quando escolhe uma vítima tudo se torna preto e branco deixando o escolhido em um tom amarelado. Scully seria sua próxima vítima. Agora é uma questão de tempo até que ele a ataque. Coisas vem, insultos vão e todos decidem aguardar o próximo passo do “coisado”.

Scully chega em sua residência quando é abordada pelo assassino. Em uma atitude desesperada ……

Não vou estragar a surpresa do episodio, agora é com vocês. Mas antes disso podemos ver que a linha da série se torna cada vez mais sombria, cheio de fatos que ligam o pensamento de Mulder a uma teoria real e a crença de Scully se tornando mais visível a cada caso solucionado. Como dizem, quem brinca com fogo…

Sem dúvida “Assassino Imortal” é um episódio bem intrigante pelos acontecimentos paralelos, desenvolvendo cada vez mais o universo de Arquivo X.

tumblr_nexjirzk6F1rd6gypo1_500

Curtiu? Comenta e compartilha! 😛

Geminiano em todos os aspectos, amante do suspense e mistério em todas as formas do entretenimento. Como um bom fã de Stephen King levo em meu coração as palavras de um pistoleiro a procura do seu Katet. "Eu não mato com a arma; Aquele que mata com a arma esqueceu o rosto do pai. Mato com o coração."